top of page

Clube UNESCO - Hípica de Oeiras

A Hípica de Oeiras criou recentemente uma associação sem fins lucrativos, a Associação de Amigos da Hípica de Oeiras – Quinta do Marquês, com o objectivo de dar continuidade ao trabalho de âmbito social que vem sendo realizado desde 2005. 

 
A Hípica de Oeiras integra-se num espaço que se encontrava abandonado dentro da Estação Agronómica Nacional (E.A.N.),  o qual foi restaurado e recuperado e onde funciona uma escola de equitação e com criação de cavalos Lusitanos.  

No processo de restauro do espaço  foram redescobertos e recuperados edifícios – minas de água, aqueduto, projecto de Carlos Mardel – que estavam completamente cobertos com silvas e vegetação e que desapareceriam caso não houvesse uma intervenção na devida altura. 

 
Desde o seu inicio a Hípica de Oeiras, mantém o cuidado na preservação do meio ambiente existente e do meio rural dentro de um espaço urbano em que foi criada uma pequena aldeia em que adultos e crianças podem interagir com os animais aprendendo assim a respeitar e cuidar daquilo que os rodeia e a usufruir de um conjunto muito valioso de contacto com a natureza e os animais. 

 

Deste modo a Hípica de Oeiras desenvolveu-se não só pela sua razão social do ensino da equitação mas abrindo e oferecendo o seu espaço a entidades que trabalham com crianças e adultos com necessidades especiais (doenças do foro psicológico, atrasos na aprendizagem, dificuldades de coordenação motora) e as escolas do concelho de Oeiras com o intuito de criar e/ou dar continuidade ao gosto pela Natureza e aprender o respeito pelo próximo e por si mesmo através da interacção com os animais. 

Hoje, gostaríamos de continuar o nosso trabalho pro bono através desta Associação, criando ainda mais oportunidades para mais instituições frequentarem o nosso espaço como complemento ao trabalho realizado por professores, educadores e terapeutas.

bottom of page